Encontro na Casa da ONU em Brasília discute papel do setor extrativo no desenvolvimento sustentável

Escrito em 12/08/2015



O representante residente do PNUD, Jorge Chediek, afirmou que a participação do setor privado, sobretudo das indústrias extrativas, é essencial para assegurar os 5 Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria – que compõem a base da nova agenda de desenvolvimento mundial.



Indústrias extrativas têm importante papel na agenda pós-2015. Foto: EBC

Indústrias extrativas têm importante papel na agenda pós-2015. Foto: EBC

Com a proposta de organizar um processo contínuo de diálogo colaborativo e interconectado aos fóruns nacionais e globais do setor extrativo, representantes do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), do governo federal, de empresas e organizações não governamentais realizaram na Casa da ONU, em Brasília, o Diálogo global sobre o setor extrativo e o desenvolvimento sustentável.

O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (05), deu continuidade ao Diálogo sobre o setor extrativo e o desenvolvimento sustentável: fortalecendo a cooperação público-privada-comunitária no contexto da Agenda Pós-2015, realizado em dezembro de 2014, em Brasília, que resultou na criação de uma rede sobre o setor extrativo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a proposta de identificar as medidas concretas para o avanço da atuação do setor na nova agenda.

Nos últimos meses, o grupo de trabalho realizou uma série de consultas em níveis nacionais e internacionais com representantes de instituições multilaterais, de agências governamentais, de empresas de mineração, petróleo e gás, parceiros de governos, associações, organizações da sociedade civil e academia. O resultado das consultas será apresentado no dia 27 de setembro, em Nova York, na Assembleia Geral da ONU, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável.

O representante residente do PNUD, Jorge Chediek, participou do encontro e anunciou que as lideranças globais finalizaram as negociações sobre a nova agenda de desenvolvimento. Para Chediek, “a participação do setor privado, sobretudo das indústrias extrativas, é essencial para assegurar os 5 Ps que compõem a base dessa agenda: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria”. Chediek parabenizou o grupo pela visão e compromisso. “Espero que esta iniciativa sirva de inspiração para outros países”, completou.