Nordeste debate agenda ambiental

Reunião na Sudene aborda combate à desertificação, convivência com a seca e fortalecimento de instituições e instrumentos de regulação ambiental.

Escrito em 18/09/2015
Sudene
Reunião em Recife: ação comum


Por Marta Moraes – Editor: Marco Moreira


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou, nesta sexta-feira (18/09), do Fórum Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional: Perspectivas 2016/2019, que está sendo realizado na Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife. O encontro reúne representantes das secretarias de Meio Ambiente e de instituições federais com atuação na temática ambiental.

A proposta do evento é unir os envolvidos com o tema para promover um debate com foco nas contribuições contidas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), coordenado pela Sudene. As discussões também giram em torno da atual agenda ambiental - regional e nacional.

POLÍTICA

Segundo o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, a reunião é emblemático pois traz a oportunidade de se abordar a questão dos ativos ambientais na promoção do desenvolvimento sustentável da região. ”O fórum fortalece o papel de integração das políticas públicas no Nordeste e a implantação da  Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca”, destacou.

Com isso, o governo federal pretende promover ações de uso dos recursos naturais e iniciativas produtivas sustentáveis nas áreas suscetíveis à desertificação, para evitar a degradação da terra. Inclui medidas como o uso de mecanismos de proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais. O texto estabelece princípios e objetivos da política e autoriza o Executivo a criar a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) -  (61) 2028-1165